Automação eletrônica analógica e digital


Esta é certamente a fase mais interessante da história e é daqui que vamos tirar informações para prever o futuro, pois a década de 80 foi a mais criativa e onde se popularizou os controladores analógicos e se iniciou a comercialização dos digitais.


Com a introdução dos controladores analógicos os sinais de comunicação com o campo também passaram a ser elétricos, porém os fabricantes americanos disponibilizavam produtos com sinais de 4-20 mA, enquanto a Europa comercializava 0-20 mA e em pouco tempo os catálogos americanos e europeus já contavam com produtos em 0-20 e 4-20 mA, ficando a critério do usuário sua seleção.


Hoje temos o sinal de 4-20 mA como padrão mundial, e não porque alguém o convencionou, mas porque o "mercado" passou a comprar somente instrumentos com este tipo de sinal analógico e é justamente este o ponto a ser observado para que possamos avaliar melhor nossas decisões sobre o tipo de tecnologia a definir em nossos projetos.


Houve então a fase onde os transmissores tinham eletrônica analógica e sinal de comunicação de 4/20 mA e foi nesta mesma década que os instrumentos ganharam eletrônica digital e se inventou a sobreposição de sinais elétricos, ou seja, pelo mesmo par de fios alimentar o instrumento (24 Vcc) , tomar a medição da variável (4/20 mA) e ter ainda uma comunicação digital (Hart).


Embora não tenha havido discussões quanto à padronização da comunicação digital o Hart praticamente foi "adotado pelo mercado" e se tornou o padrão mundial até os dias de hoje, mas ainda subutilizado.

Existem poucos projetos no Brasil utilizando controladores com cartões de entradas analógicas que tem capacidade de ler a variável do processo em 4/20 mA e Hart simultaneamente, utilizando o sinal analógico para o controle do processo e o digital para diagnóstico do instrumento, calibração, ajustes e gerenciamento de ativos.


Esta tecnologia (década de 80) ainda é extensamente empregada com uma base instalada muito grande e tem basicamente a seguinte configuração:


•Controlador.
PLC / Controladores Multiloop / DCS.


•Sinal de comunicação.
4/20 mA + Hart.


•Elemento final de controle.
Posicionadores analógicos (4/20 mA) + Hart.
Inversores de freqüência - 4/20 mA e comando ponto a ponto.


O gráfico abaixo mostra a evolução da aplicação do sinal sobreposto, que hoje domina o mercado, porém pode-se observar também a curva ascendente das aplicações em Fieldbus (independente do tipo de protocolo).



AV. Industrial Dr. José Irineu Ortigosa, 688 • CEP: 17340-000
FONE: 55 (14) 3604 8000 • BARRA BONITA/SP

RAM SYSTEM 2014 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS