Sensorbus


Se dedica a comunicar-se com dispositivos de campo e/ou comando de motores com sinais discretos como por exemplo: sensores fim de curso, botoeiras, sinalizadores comando de válvulas on-off através de interfaces com saídas a relê ou diretamente em dispositivos montados nas válvulas.


O mercado brasileiro vem adotando o protocolo ASi Interface para comando de válvulas de controle on-off, e vários fabricantes destes dispositivos já possuem em sua linha de produtos interfaces montadas diretamente nos atuadores sem necessidade de qualquer outro acessório.


Podemos observar também que alguns protocolos têm funções um pouco mais abrangentes cumprindo as funções básicas do nível Sensorbus e do Devicebus.


É muito importante observar no caso de comparar custos entre utilizar a tecnologia Sensorbus e o convencional principalmente no caso das válvulas de controle on-off que se consideramos o preço de todo o sistema temos que levar em conta a interface, pois esta não está incorporada á válvula.


Estes preços foram calculados com base em um PLC convencional, sem contar com os custos de base, rack, fontes, CPU, etc. somente a utilização de cartões necessários para o funcionamento do sistema.


O próximo gráfico apresenta a distribuição dos preços para se montar controle de válvulas on-off de forma convencional, levando em conta os preços de dois cartões de 32 entradas digitais (sensores fim de curso de válvula aberta e fechada), e um cartão de 32 saídas digitais contendo bornes relês e bornes fusíveis com tensão de 220 vca nas bobinas dos solenóides.


Podemos observar que a diferença de preço não é significativa, e não incluímos aqui a mão de obra, porque a analise neste caso sugere somente preço do sistema, mas é claro que a mão de obra deve ser considerada, e para cada caso segundo as necessidades do projeto.


AV. Industrial Dr. José Irineu Ortigosa, 688 • CEP: 17340-000
FONE: 55 (14) 3604 8000 • BARRA BONITA/SP

RAM SYSTEM 2014 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS