Fieldbus


Os protocolos Fieldbuses foram os mais difundidos na área de controle de processo e são atualmente os que tem maior base instalada no mundo, como já vimos anteriormente no caso do Hart que utiliza sobreposição de sinais e eletrônica digital nos instrumentos, seguido do Fieldbus Fundation e agora acompanhamos a popularização do Profibus/PA.


Atualmente todos os grandes fabricantes de instrumentos já disponibilizam sua linha de produtos com tecnologia Hart, Fieldbus Fundation e Profibus/PA, e vislumbramos o desaparecimento ou melhor a substituição do velho e bom 4/20 mA.


Baseados em experiências anteriores para não ser enganado pelo modismo temporário e observando a história anterior de outras padronizações o mercado atualmente parece indicar a tendência tecnológica do futuro e a tendência de padronização. Seriam muitos casos de sucessos e fracassos a serem comentados com a utilização do Fieldbus Fundation, que foi implementado quando ainda estava em fase de desenvolvimento, tanto que várias plantas sofreram upgrade neste período.


Houve um avanço significativo do Fieldbus Fundation em todo o mundo nas décadas de 80 e 90, inclusive contando com alianças entre fabricantes que em menos de 5 anos disponibilizaram toda a linha de produtos com comunicação digital inclusive para áreas classificadas e com capacidade de processamento local, característica básica do Fieldbus Fundation, que na verdade muda o conceito do processamento centralizado.


Creio que este é um fator limitante do Fieldbus Fundation porque quando se retira um instrumento para manutenção não estamos apenas desconectando fisicamente o equipamento do sistema, mas tirando também uma parte do programa de controle, que em um projeto mal planejado pode comprometer até mesmo a operação manual da malha de controle ou a integridade da rede.
No momento observamos uma tendência do mercado brasileiro no setor sucro alcooleiro de investir na tecnologia Profibus/DP/PA, assim como dos fabricantes também disponibilizarem instrumentos e equipamentos, o que já é tradicional no caso de CCMs.


Queremos chamar a atenção quanto ao ponto mais importante do sucesso de um projeto utilizando este tipo de tecnologia, pois a instalação e o dimensionamento da rede tanto no que diz respeito à carga elétrica assim como a capacidade de devices são importantíssimos e faremos abaixo algumas recomendações.


AV. Industrial Dr. José Irineu Ortigosa, 688 • CEP: 17340-000
FONE: 55 (14) 3604 8000 • BARRA BONITA/SP

RAM SYSTEM 2014 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS